sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mulher do Velório

Há alguns anos, em uma faculdade em uma cidade grande do Brasil, uma aluna estudava psicologia. Quase no final do curso, ficou encarregada de estudar as pessoas que iam em velórios. Começou com a teoria, mas no final foi pra prática, indo a enterros de desconhecidos.
Foi no velório do presidente de um clube. Era uma pessoa importante, e seu enterro foi cheia de discursos.
Mas uma pessoa chamou a atenção da jovem estudante: uma idosa de cabelos brancos com um véu negro e antigo. Teve a impressão de que ela não tinha pernas, que estava flutuando. Esfregou os olhos e viu que ela tinha pernas e que aquilo não passara de um engano.

O próximo enterro foi de um bebê que caiu do quarto andar de um prédio. Enquanto observava o comportamento das pessoas, viu a mesma velha de cabelos brancos do outro dia. Resolveu estudar a senhora, mas quando esta olhou para a jovem aluna, teve a impressão de ver dois pontos luminosos ao invés de seus olhos.
O terceiro velório foi de um vereador, amigo de seu pai. Como era enterro de gente importante, nenhum desconhecido poderia entrar.
Para seu espanto, a mulher que vira no primeiro enterro estava la também.
No final do enterro, a estudante resolveu seguir a mulher. Andando pelo cemitério, la parou na frente de um túmulo. A estudante ficou pasma quando viu que a esquisita do velório era a mesma mulher que estava na foto do túmulo.
A estudante exclamou: "isso é impossível, como uam foto sua pode estar em um túmulo?!"
Então a senhora respondeu: "simples, pois a pessoa que está neste túmulo sou eu..."
A estudante falou que aquilo só podia ser brincadeira, e perguntou "e por que a senhora vai a tantos enterros? Me de uma explicação disso tudo!"
Calmamente a velha respondeu: "minha vida foi parada e sem graça. Não tive amigos, nem amores, muito menos filhos. Nunca trabalhei. Ficava o dia todo deitada com preguiça. Quando meus pais morreram, pude viver bem com a pensão deles. Quando morri, vi um filme da minha vida toda, vazio. Um anjo me levou para o céu, mas como eu não fiz nada de útil para a humanidade, não me aceitaram. Depois tentou me levar para o Inferno, mas eu não era má suficiente para ficar lá. Depois, o purgatório, mas eu não tinha pecados para purgar. Então só sobrou me dar algo de útil para fazer: ser uma Colaboradora da Morte"
A estudante perguntou: "e o que uma Colaboradora da Morte faz?"
Então, disse: "o mesmo que este anjo. Mostra o filme da vida e guia as pessoas para algum lugar, como o céu, inferno e purgatório"
Desmaiou
Então, 4 horas dpeois acorda num hospital e conta o que aconteceu para os enfermeiros. Disse que estava vendo um filme da sua vida e em seguida, faleceu.

Um comentário: